A nova rede de IoT da Amazon seria um risco a nossa privacidade?

Em outubro do ano passado, a Amazon lançou a Sidewalk, uma rede para o pleno funcionamento de sua rede caseira de IOT. No entanto, uma reportagem levanta a hipótese do serviço desrespeitar a privacidade

Em outubro do ano passado, a Amazon anunciou o desenvolvimento do Amazon Sidewalk, uma rede compartilhada de dispositivos inteligentes da marca. Em linhas gerais, a novidade utiliza uma fração da largura de banda de redes Wi-Fi para difundir sinais Bluetooth de baixo consumo ou sinais de rádio de 900MHz entre dispositivos, a distâncias muito maiores do que wi-fi é capaz de alcançar. A ferramenta permitirá que usuários compartilhem a largura de banda com seus vizinhos, criando uma série de “pontos de rede”, que poderão ser aproveitados por qualquer dispositivo compatível.

No entanto, uma reportagem da Wired levanta uma questão: será que o dispositivo estaria desrespeitando a privacidade de cada um?

Funcionamento

De acordo com a revista, o que chama a atenção é a maneira como o Amazon Sidewalk compartilha parte de sua largura de banda de internet com seus vizinhos. Ele cria uma rede muito mais ampla de dispositivos que podem operar de forma independente. Se sua internet cair, por exemplo, a câmera Ring (um dos dispositivos conectados da Amazon) poderá se conectar à internet ao lado para continuar enviando alertas, supondo que vocês dois estejam configurados com o Sidewalk.

Da mesma forma, se a internet do vizinho cair, os dispositivos inteligentes dele podem se conectar temporariamente ao seu roteador e à rede do Sidewalk que você criou.

A reportagem ainda cita a possibilidade do Sidewalk exibir a sua localização em tempo real – e, inclusive, fora de casa. A Wired citou o exemplo da Tile, empresa especialista em localizadores móveis, que são compatíveis com a rede da Amazon e estão à venda no Brasil. Hoje, muita gente utiliza para encontrar chaves, mochilas, malas, entre outros.

Em tese, o rastreador poderia se conectar à rede da Amazon e, assim,  informar a sua localização em tempo real, limitado ao raio de cobertura da rede Sidewalk. No entanto, a reportagem afirma que existe a possibilidade da localização ocorrer fora do raio de cobertura da rede pessoal e caseira de IoT. Para isso, basta a pessoa passar próxima a outra rede da Sidewalk.

“Os rastreadores da Tile também são compatíveis com o Sidewalk, o que significa que eles podem relatar sua localização quando estiverem dentro do alcance de qualquer uma dessas redes personalizadas”, informa a reportagem.

O outro lado

À reportagem, a Amazon falou sobre o tema. “A privacidade e a segurança do cliente são fundamentais para o Amazon Sidewalk”, escreve a Amazon em uma postagem de blog sobre o serviço. “A rede Sidewalk usa três camadas de criptografia para manter os dados compartilhados na rede seguros, e os mesmos padrões de criptografia fortes são necessários para todos os aplicativos e dispositivos que usam a rede.”


Leia também

O que sabemos sobre o impasse entre a Senacon, e-commmerces e a Amazon