70% dos brasileiros desconhecem os significados dos termos usados nos rótulos, diz estudo

A pesquisa foi feita por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba. No início de outubro foi aprovado uma nova regra para os rótulos

Um estudo publicado em uma revista da Universidade Federal da Paraíba mostra um dados assustador, porém conhecido sobre os rótulos dos produtos vendidos nos supermercados: 70% dos brasileiros conhecem os termos técnicos, mas não sabem o significado.

O levantamento foi publicado na Revista Agropecuária Técnica (Agrotec), editada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram ouvidas 240 pessoas nas faixas etárias de 15 a 30 anos, de 30 a 45 anos e acima de 45 anos.

Um dos resultados da pesquisa mostra que 69% dos entrevistados leem os rótulos e verificam a data de validade no momento da compra.

Desafio

O dado é positivo para a formação de um consumidor mais consciente. Por outro lado, outra conclusão do mesmo levantamento aponta que o caminho ainda é longo.

Hoje, o estudo mostra que 70% dos consumidores já ouviram falar de termos como glúten, ômega 3, gordura trans, diet e light, mas não sabem o significado deles. A maior parcela desses consumidores está na faixa acima de 45 anos.


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Nesse sentido, os pesquisadores defendem a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas de educação e de comunicação, para ajudar os consumidores a conhecer o significado das informações contidas nos rótulos.

“Deve existir um ajuste, de modo que os rótulos sejam facilmente compreendidos pelos consumidores, porque o uso de linguagem técnica, abreviaturas e siglas, assim como a falta de esclarecimentos em relação aos componentes potencialmente alergênicos a grupos específicos e o uso da escrita pouco legível são fatores que tornam difícil a compreensão por parte dos consumidores”, afirmam os responsáveis pela pesquisa.

Nova rotulagem

No dia 7 de outubro, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a nova norma sobre o rótulo nutricional de alimentos embalados, para deixar mais claras as informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos, e permitir que o consumidor faça as suas escolhas alimentares mais saudáveis. A norma tem prazo de 24 meses, a partir de outubro, para entrar em vigor; Os produtos que estiverem disponíveis no mercado na data da entrada da norma em vigor terão ainda prazo de adequação de 12 meses.