Procon-SP multará Enel por prática abusiva

Empresa só irá parcelar as contas de consumidores que reclamarem. Para o Procon-SP, Enel deveria promover o parcelamento automático

conta energia

O Procon-SP reuniu-se na terça-feira, 7, com a distribuidora de energia elétrica Enel e com o Ministério Público de São Paulo para tratar das contas de energia questionadas por consumidores. Entre 1 de junho e 7 de julho, foram registradas mais de 21 mil queixas contra a empresa por faturas em valores muito acima do esperado.

A Enel concordou em rever as contas dos consumidores que registraram reclamação no @proconsp e que já estão sendo analisadas por uma força-tarefa formada por especialistas da instituição. Mas não concordou em fazer o parcelamento automático das contas de todos os seus clientes, apenas daqueles que reclamaram. O Procon-SP entende que tal prática é abusiva e, portanto, a Enel será multada.

PARCELAMENTO PARA QUEM PEDIR

A empresa, por seu lado, explica que em função da pandemia da Covid-19, passou a disponibilizar para todos os seus clientes a opção de  parcelamento da conta de energia em até 10 vezes na fatura ou 12 vezes no cartão de crédito, respeitando o direito de escolha dos clientes que efetivamente desejarem parcelar a conta.

“O parcelamento é uma opção incentivada, principalmente, para os clientes que receberam a conta com valor maior em junho, após a retomada da leitura presencial dos medidores”, pontua a Enel por  meio de nota.

Reitera que a diferença, a maior ou a menor, entre o valor faturado pela média nos últimos meses e o real consumo de energia no período está sendo lançada nas contas de energia emitidas após a retomada da leitura. Para os imóveis que estavam fechados e clientes comerciais que consumiram menos do que o que foi cobrado pela média, todos os créditos correspondentes serão disponibilizados aos clientes.

QUEM PROCURAR

Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação da Enel, aplicativo ou central de antedimeno ((https://portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br/#/home), Aplicativo ou pelo 080072 72 120.

O Procon-SP informa que o consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguiu um retorno satisfatório da empresa, pode procurar o @proconsp pelo site, aplicativo ou redes sociais.