Claro realiza primeiro teste do 5G em São Paulo

Operadora de telefonia irá fornecer a tecnologia em alguns bairros de São Paulo e Rio de Janeiro. Por enquanto, apenas um aparelho já é compatível

5G

A operadora Claro realizou nesta quarta-feira, 8, o primeiro teste de fornecimento de dados móveis por meio da tecnologia 5G no Brasil. A demonstração aconteceu no estádio Allianz Parque, em São Paulo.

A velocidade de download chegou a 416 Mb/s e a operadora alega que o 5G tem capacidade para ser até 12 vezes mais rápido do que o 4G tradicional.

Mesmo com o leilão das frequências do 5G previsto apenas para 2021, a Claro utilizou a infraestrutura já empregada para fornecer as tecnologias 2G, 3G e 4G, além de uma rede construída em parceria com a Ericsson. Até agora, o único aparelho no País compatível com a tecnologia é o Motorola Edge, que começa a ser comercializado na próxima semana.

O 5G será ativado inicialmente na região da Avenida Paulista e no bairro dos Jardins, em São Paulo, além de Ipanema, no Rio de Janeiro. Até setembro, a previsão é a de que 12 bairros paulistanos e oito fluminenses contem com a tecnologia.