Coronavírus: Anatel alerta sobre o golpe da internet extra

Em comunicado, a Anatel alerta para a existência de fraudadores usando a pandemia do coronavírus para enganar consumidores

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um parecer nesta quarta-feira em que alerta os consumidores de serviços de internet sobre possíveis golpes que estão sendo aplicados por estelionatários.

Com as medidas de isolamento social, é comum que as pessoas utilizem mais internet do que o habitual, em especial para desfrutar de serviços de entretenimento e também para se comunicar.

Para aproveitar-se da situação, golpistas estão enviando iscas falsas aos consumidores, oferecendo supostos pacotes de internet grátis por meio de links que contém chamadas apelativas e logotipos da própria Anatel ou de operadoras de telefonia, como Vivo, Claro, Tim e Oi.

Ao clicar no link, o usuário fica sujeito à invasão de seu aparelho, que pode ter dados roubados e até mesmo ter seu funcionamento prejudicado.

Confira abaixo as dicas dadas pela Anatel para evitar ser vítima de golpe:

  • Não abrir links desconhecidos
  • Não fornecer informações pessoais em sites e aplicativos estranhos
  • Cuidar das senhas
  • Manter atualizados o sistema, o antivírus e o firewall
  • Desconfiar de e-mails de desconhecidos ou com assunto muito alarmante

A Anatel ainda informa que não envia links por WhatsApp ou SMS, nem organiza promoções e prêmios.

Aumento das franquias

Por conta do aumento da demanda de internet com a crise do coronavírus, a Anatel orientou as operadoras de telefonia e internet a ampliarem a velocidade de tráfego e o pacote de dados dos clientes.

Empresas como Vivo e Claro já anunciarão que irão oferecer bônus extra para as redes de internet móvel. Contudo, é importante sempre desconfiar de links que “precisam ser clicados” para obter determinada vantagem. Normalmente, as operadoras simplesmente informam o usuário do bônus. Se precisar fazer alguma solicitação, sempre dê preferências aos canais oficiais das operadoras, como site, aplicativo e telefone de atendimento.