Conheça as 10 empresas que mais fizeram acordos no Procon Rio

O ranking mostra o índice de acordos por total de processos administrativos abertos na autarquia carioca – muitas delas por consumidores

O Procon Estadual do Rio de Janeiro, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, divulgou uma lista com as 10 empresas que mais fizeram acordos para encerrar problemas com o consumidor ao longo de 2019. Em linhas gerais, esse ranking mostra o índice de acordos por empresas para cada processo administrativo aberto na autarquia – algumas delas motivadas por uma queixa do consumidor.

De acordo com o órgão, a empresa com o maior índice de conciliação foi a Net, com 78 % de conciliações. Em seguida, aparecem a Claro Móvel e a Fixo (Embratel), com 76,5% e 73% de acordos, respectivamente. O quarto lugar do ranking ficou com a Vivo (67,5%). O ranking segue com as seguintes empresas e seus percentuais de solução de conflitos entre parênteses: Oi Fixo e Móvel (66%), Sky (60%), Via Varejo (59%) e Tim (56%).

“É importante analisarmos o ranking das empresas que mais fizeram acordo ou solucionaram o problema do consumidor”, ressalta Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ. “Várias das empresas nessa relação integram o nosso projeto de cooperação e têm representantes no posto de atendimento em nossa sede. Com isso, agilizamos o encaminhamento dos problemas apresentados pelos consumidores e fazemos com que eles sejam resolvidos de imediato na maioria das vezes, sem a necessidade de abertura de processos ou aplicação de multas”, esclareceu.

Reclamações

O órgão também divulgou o ranking de empresas mais reclamadas. Nesse caso, a campeã pelo segundo ano consecutivo foi a Light Serviços de Eletricidade S/A. Segundo dados do SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), foram registradas 3.594 reclamações, superando em 1.520 as reclamações do ano passado.

A segunda colocação foi a Oi (fixo) com 3.082 reclamações. Em seguida, com 2.834 reclamações, aparece a CNova (sites das Casas Bahia, Ponto Frio e Supermercados Extra, entre outros). A quarta posição ficou com a operadora Tim Celular, com 2.365 queixas. A B2W (site das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) aparece logo depois com 2.682 atendimentos. Por fim, aparecem Vivo (1.317), Via Varejo (lojas físicas da Casas Bahia e Ponto Frio, com 1.159), Claro Móvel (1.068) e Sky Brasil (949).

No total, as 10 empresas mais demandadas somam 22.918 registros do geral das reclamações recebidas presenciais e online.  Durante o ano todo de 2019 foram realizados 93.990 atendimentos pelo telefone 151, pelos canais online – site e aplicativo e também pelos canais presenciais, incluindo a sede da autarquia, localizada no Centro do Rio, e seus postos de atendimento no Estado. “Evidente que as empresas com grande quantidade de clientes e usuários tem maior probabilidade de ter mais reclamações. É importante avaliar a proporção entre a quantidade de clientes e reclamações”, ressalta o presidente, Cássio Coellho.

Empresas que mais fizeram acordos no Procon Rio em 2019

 Net – 78,4%
Claro Móvel – 76,5%
Embratel – 73%
Vivo – 67,5%
Cnova – 67%
Oi fixo – 66%
Oi Móvel – 66%
Sky – 60%
Via varejo -59%
Tim – 56%