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Startups de telecomunicações cresceram 20% em 2018

Por: adm_consumerista /// 11 de abril de 2019

Empresas com pequena participação no mercado de telecomunicações estão ganhando a atenção do consumidor e cresceram, em média, 20% em 2018. A maior alta foi do Grupo Datora: 88%

No fim do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma mudança importante no segmento de telecomunicações. Após anos de estudos, o órgão público reviu o conceito de prestadora de pequeno porte (PPP) e anunciou uma nova definição. Agora, o conceito de PPP é: “grupo detentor de participação de mercado nacional inferior a 5% em cada mercado de varejo em que atua”. Entre os mercados analisados pela Anatel estão o de telefonia móvel, banda larga fixa, telefonia fixa e TV por Assinatura. Esse movimento de maior atenção da Anatel para as pequenas faz sentido não apenas como negócio, mas para o consumidor: ao contrário das grandes teles, as PPPs registraram crescimento de dois dígitos em popularidade no País.
De acordo com números Anatel, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), registraram aumento de 993,14 mil linhas no serviço de telefonia móvel (aumento de 19,38%) entre fevereiro de 2019 e o mesmo mês do ano passado.  Entre as PPPs, o maior alta foi do ainda desconhecido Grupo Datora, que registrou um acréscimo de mais 193,43 mil linhas (ou elevação de 88,41%).

Datora

De fato, a Datora é um fenômeno. Fundada pelos irmãos Daniel, Tomas e Raul Fucks, a empresa se enquadra na categoria de MVNO (Mobile Virtual Network Operator), uma proposta de oferta de serviço de telecom que vem ganhando força no Brasil. Em linhas gerais, MVNO é operadora móvel virtual que não possui rede própria, compra pacotes de telecomunicações (minutos, SMS, dados…) no atacado e paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou ainda tem participação na receita. No Brasil, ela representa as britânicas Vodafone e British Telecom. Segundo uma recente reportagem do Valor Econômico, a empresa fechou o ano passado com uma receita de R$ 250 milhões – 40% acima de 2017 – e planeja dobrar esses valores.
Além da Datora, outras PPPs tiveram grande destaque no levantamento da Anatel: a Porto Seguro, mais 154,81 mil (+25,14%), e a Nextel, mais 519,34 mil (+18,07%).

Redução

Já as quatro maiores prestadoras do Serviço Móvel Pessoal vivem um movimento na contramão. O mesmo levantamento da Anatel apontou que elas perderam 7,68 milhões de assinantes nos últimos 12 meses (uma queda de 3,33%). O estudo mostra que todas perderam. A TIM registrou uma queda de 2,66 milhões de linhas (queda de 4,59%), seguida da Claro, menos 2,31 milhões (-3,93%), da Oi, menos 1,23 milhão (-3,17%), e da Vivo, menos 1,47 milhão (-1,96%). Com isso, a telefonia móvel reduziu a base total de linhas em operação em 6,68 milhões (-2,84%) no período.

Fatia

Em fevereiro de 2019, a Vivo manteve a maior fatia do mercado de Serviço Móvel Pessoal, 73,43 milhões de linhas em operação (32,07%), seguida da Claro, 56,42 milhões (24,64%), da Tim, 55,34 milhões (24,17%), e da Oi, 37,67 milhões (16,45%). Entre as PPPs, a Nextel registra um total de 3,39 milhões de linhas (1,48%) seguida da Porto Seguro, 770,62 mil (0,34%), e da Datora, 412,22 mil linhas (0,18%).

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Tags: internetoperadorasPPPtelecomunicaçõestelefoniaultimasnoticias

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